Criar um Site Grátis Fantástico

Este site é um projeto da turma do 1º ano de Informática para Internet do Colégio Jandira. Onde temos o objetivo de buscar respostas e de desenvolver habilidades e o senso crítico sobre questões relacionadas ao Website, à equipe do Colégio Estadual Jandira Ponciano dos Passos propõe a criação de um portal focado no tema educação profissional e entre outras, a criação de situações de ensino-aprendizagem mais ricas e que incorporem o uso da web na prática pedagógica.


Culinária

Culinária

Alaíse Katielly

Janaíne Gomes 

 


Culinária
A culinária é a arte de cozinhar ou confeccionar alimentos e foi evoluindo de acordo com a história da humanidade e possui características diferentes em cada cultura.
A culinária reflete os costumes de um povo e também se reflete em outros aspectos culturais como as religiões e a política. Não somente os alimentos, mas também os utensílios e as técnicas utilizados na culinária fazem parte de um acervo cultural particular.
Existem outras áreas subdivididas da culinária que se ocupam de desenvolver novas técnicas de preparo e estudar a fundo as funções dos alimentos. São elas a nutrição, a dietética e a gastronomia.
As técnicas e utensílios culinários variam de acordo com a cultura e se adaptam à disponibilidade de ingredientes e costumes de cada povo. O primeiro utensílio culinário foi a própria mão, ainda quando se consumiam alimentos crus. Com o advento do fogo, o homem sentiu a necessidade de criar utensílios para mexer a comida, já que as altas temperaturas não permitiam o manuseio. Foi então que ocorreu a descoberta da cerâmica e a produção das primeiras panelas e recipientes para o armazenamento de água. Com a descoberta da metalurgia e de outros materiais como o vidro, os utensílios domésticos foram se adaptando e atingiram a variedade disponível em mercado hoje.
A culinária tem ligação direta com o desenvolvimento da humanidade e organização social humana, pois foi através da busca por alimento e melhora da alimentação que homem passou a se organizar em sociedade e desenvolver tecnologias.

Cozinha Goiana
Em Goiás, comer é um ato social. A comida carrega traços da identidade e da memória do povo goiano, tanto que a cozinha típica goiana é geralmente grande e uma das partes mais importantes da casa, por agregar ritos e hábitos do ato de fazer a comida. Historicamente, a culinária goiana se desenvolveu carregada de influências e misturas que, em virtude da colonização e da escassez de alimentos vindos de outras capitanias, teve que buscar adaptações de acordo com a realidade local, em especial a do Cerrado. O folclorista Bariani Ortêncio, em seu livro Cozinha goiana: histórico e receituário, resumiu essa ideia ao ressaltar essas substituições. Se não havia a batatinha inglesa, havia a mandioca e o inhame nativos, a serralha entrava no lugar do almeirão e a taioba substituía a couve. E assim, foram introduzidos na panela goiana, o pequi, a guariroba, além dos diversos frutos do Cerrado, como o cajá-manga e a mangaba, consumidos também em sucos, compotas, geléias, doces e sorvetes.
Os pratos mais tradicionais e característicos são o empadão goiano, a galinhada, que é uma espécie de paella brasileira,além da pamonha, arroz com pequi, carne de panela e banana frita.

 

Algumas Receitas Típicas do Estado de Goiás

Galinhada Goiana com muito sabor
Anote a receita e reúna a família para saborear a verdadeira galinhada goiana!

Ingredientes
. 1 frango
. 1/4 de xícara (chá) de azeite
. 1 pimentão vermelho cortado em cubos
. 1 cebola média cortada em cubos
. 6 dentes de alho inteiros
. 2 colheres (chá) de açafrão
. Pimenta-do-reino e pimenta-de-cheiro a gosto
. 4 xícaras (chá) de arroz
. 8 xícaras (chá) de caldo de galinha
. 1/2 xícara (chá) de salsa picada

Modo de preparo
1. Limpe e corte o frango em pedaços.
2. Em uma panela, aqueça o azeite e frite a carne até dourar. Retire o frango e reserve o azeite.
3. Na mesma panela, misture o pimentão, a cebola, o alho, o açafrão, as pimentas e o arroz. Refogue, mexendo sempre.
4. Aos poucos, coloque o caldo de galinha.
5. Junte o frango e deixe terminar o cozimento do arroz com a panela tampada. Adicione a salsa e sirva.

 

Pamonha
Os milharais da região proveem as espigas, que, em família, quase como num ritual, são debulhadas. Os grãos servem de base a uma massa cremosa, que depois de pronta é envolta na própria palha e cozida.

Ingredientes
. 6 espigas grandes de milho
. 1/2 xícara (chá) de açúcar
. 1/2 xícara (chá) de leite de coco
. 1 pitada de sal

Modo de preparo
1. Descasque os milhos cuidadosamente e reserve as palhas inteiras.
2. Rale as espigas no ralador grosso.
3. Ponha em uma tigela e acrescente o açúcar, o leite de coco e o sal. Misture cuidadosamente com uma colher de pau.
4. Pegue as palhas reservadas, dobre-as ao meio e costure-as dos lados, para formar um saco pequeno.
5. Preencha com o creme de milho e feche a ponta amarrando com um barbante.
6. Em uma panela grande, ponha água para ferver.
7. Coloque as trouxinhas de milho na água fervente e cozinhe por aproximadamente 90 minutos.
8. Retire com o auxílio de uma escumadeira e deixe escorrer. Sirva frio ou quente.
Dica: escalde as palhas do milho em água fervente para poder embrulhar a pamonha com mais facilidade.