Resumo
O projeto Website trata da criação de um portal na web focado no tema educação profissional e modelagem dinâmica.
O portal utiliza-se de ideias da web 2.0 para prover ferramentas e informações aos professores e alunos e comunidade para que possam ter uma participação ativa no desenvolvimento de atividades educativas. Espera-se deles, portanto uma participação como produtores (autores) de conhecimento e não apenas como consumidores de informações preparadas por outros.
Introdução
O presente projeto se insere na linha de pesquisa modelagem computacional e ensino de Informática, do Programa de Ensino Médio Profissionalizante Informática para Internet do qual o Coordenador deste projeto é corresponsável.
O Colégio Estadual Jandira Ponciano dos Passos, através do seu Curso Médio Profissionalizante Informática para Internet, vem acompanhando de perto os desdobramentos das aplicações das tecnologias de informação e comunicação (TICs) em ambientes de ensino e treinamento, participando de fóruns de debates, engajando-se em projetos de pesquisa, desenvolvimento e treinamento de novas formas de ensinar aprender- avaliar.
O foco desses projetos e parcerias é:
- Aprofundar as investigações na área – tanto na questão de construção de novas ferramentas tecnológicas, quanto no desenvolvimento de novos modelos de ensino-aprendizagem;
- Formar professores para utilizarem esta ferramenta em suas atividades docentes.
Justificativas e relevância
O presente projeto pode ser visto como uma possibilidade de instrumentalizar alunos a fim de construírem novas formas de ensinar e aprender, envolvendo estes em atividades que possam ajudá-los a desenvolver habilidades e o senso crítico sobre questões relacionadas ao Website (propor e testar hipóteses, capacidade de síntese e abstração, avaliar, interpretar e adaptar situações e problemas, entre outros) e suas inter-relações com outras áreas do conhecimento.
No entanto, qualquer ação no sentido de prover as escolas e professores com novas ferramentas e propostas para o ensino deve considerar as razões apontadas abaixo para justificar o pouco uso de novas estratégias de ensino e aprendizagem inovadoras que levem em conta o uso de tecnologias, particularmente os modelos e simulações computacionais [Mandinach, 1994; Kahn e outros 2010; Pedro e Sampaio, 2005; Pereira
e Sampaio, 2008; Sampaio 2009].
Objetivos
Na tentativa de buscar respostas de desenvolver habilidades e o senso crítico sobre questões relacionadas ao Website, à equipe do Colégio Estadual Jandira Ponciano dos Passos propõe a criação de um portal focado no tema educação profissional e entre outras, a criação de situações de ensino-aprendizagem mais ricas e que incorporem o uso da web na prática pedagógica.
O portal utiliza-se de ideias da web 2.0 para prover ferramentas e informações aos professores e alunos para que possam ter uma participação ativa no desenvolvimento de atividades em diversas áreas de conhecimento. Espera-se deles, portanto uma participação como produtores (autores) de conhecimento e não apenas como consumidores de informações preparadas por outros.
A ideia é, portanto, criar um Website (Site) em torno do tema: Colégio Jandira. Este Website terá então à sua disposição e poderá contribuir com materiais (modelos e simulações, propostas de atividades didáticas, texto acadêmicos, vídeos, notícias, curiosidades, etc.) que poderão ser utilizados de diferentes formas em situações de ensino e aprendizagem.
Assim, por exemplo, um professor que pensa em desenvolver uma atividade didática pode utilizar um modelo e simulação sobre o tópico já disponível no portal e, intencionando motivar os seus alunos para discutir e trabalhar com o modelo, agregar vídeos ou documentários que ele (a) mesmo encontrou na web. Pode ainda, após a atividade inicial em sala/laboratório, criar um fórum para que a turma (ou subgrupos da turma) continue debatendo, na web, aspectos específicos do problema e então vir a contribuir com o refinamento do modelo trabalhado em sala.
Tal material, depois de utilizado em sala de aula, pode então ser disponibilizado no portal como uma nova atividade didática, onde outros professores e alunos poderão utilizá-lo nos seus cursos e trabalhos.
A partir dessa visão de colaboração e comunidades virtuais na web imaginamos que os principais componentes que farão parte do portal e que estarão disponíveis para todos que fazem parte da comunidade são:
- Um espaço didático onde poderão ser postados experiências e exemplos de atividades pedagógicas;
- Um Site aberto para que professores e alunos possam postar informações relevantes (link de notícias, vídeos, eventos, opiniões, etc.);
Método
O presente projeto tem duas fases distintas e interconectadas. A primeira delas trata do desenho (design) e implementação do portal e modelagem. A segunda fase diz respeito à pesquisa a ser realizada na Escola parceira quanto ao uso do material desenvolvido e da estratégia pedagógica proposta.
Na primeira fase, de desenho e implementação do portal, utilizaremos a estratégia de Extreme Programming [Beck e Andres, 2005; Teles, 2005] para implementações de versões sucessivas e melhoradas do ambiente na web. As versões sucessivas do portal serão implementadas de acordo com as demandas e avaliações dos usuários (alunos e professores).
A segunda fase do projeto trata do uso e elaboração de material pedagógico do portal. Esta fase estará envolvendo, principalmente, professores e alunos da Escola Técnica como partícipes ativos do projeto.
Metas
A principal meta do projeto trata da criação e disponibilização de material pedagógico para o ensino-aprendizado nas diversas áreas de conhecimento. Todo o material criado será disponibilizado no portal em torno do qual será criado uma comunidade na web – formada essencialmente por professores e alunos - responsável pela produção e utilização desse material.
Resultados esperados
Os principais resultados mensuráveis do projeto são:
- Criação de um portal na web;
- Disponibilização no portal de atividades pedagógicas utilizando modelos e curiosidades e noticias variados problemas relacionados;
- Formação de alunos-programadores nos ambientes Website;
- Dar a oportunidade a alunos do Colégio Estadual Jandira Ponciano dos Passos de participarem de projeto de pesquisa e desenvolvimento numa área interdisciplinar (tecnologias no ensino).
Plano de divulgação
Os principais resultados esperados do projeto (aulas e outros materiais pedagógicos) estarão disponíveis no portal na web a ser criado para o projeto.
Espera-se também que o trabalho desenvolvido seja apresentado em diferentes eventos e outros voltados para Professores e Alunos.
Referências bibliográficas
- Cardoso, R. P. ; Sampaio, F. F. (2010) Utilização do Ambiente de Modelagem Computacional WLinkIt no Ensino de Gráficos Lineares: um Estudo de Caso. Revista EducaOnline Vol. 4 No. 3 https://www.latec.ufrj.br/revistaeducaonline/
- CLEXCHANGE (2010) – The Creative Learning Exchange - www.clexchange.org
- Cohen, L.; Manion, L.; MORRISON, K. Research Methods in Education. 5th ed. London: RouteledgeFalmer, 2000. 446 p.
- Forrester, J. M. (1968). Principles of Systems. Cambridge, MA: Wright-Allen Press Inc.
- Kahn, K, Noble H. Sampaio, F. F. , Hjorth A. Modelling4All: Ambiente na web 2.0 para a construção, simulação e compartilhamento de modelos baseados em agentes. In:
XXI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2010, João Pessoa. Anais do XXI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação.
- Kurtz dos Santos, A. C. K. ; Sampaio, F. F. ; Ferracioli, L. . Um experimento de modelagem dinâmica semiquantitativa coma utilização da técnica dos hexágonos . Revista Brasileira de Informática na Educação, BRASIL, n. 07, 2000.