Você gostou do nosso Site?
Excelente
Muito Bom
Bom
Ruim
Pessimo
Ver Resultados

Este site é um projeto da turma do 1º ano de Informática para Internet do Colégio Jandira. Onde temos o objetivo de buscar respostas e de desenvolver habilidades e o senso crítico sobre questões relacionadas ao Website, à equipe do Colégio Estadual Jandira Ponciano dos Passos propõe a criação de um portal focado no tema educação profissional e entre outras, a criação de situações de ensino-aprendizagem mais ricas e que incorporem o uso da web na prática pedagógica.

Alunos

Na tentativa de buscar respostas de desenvolver habilidades e o senso crítico sobre questões relacionadas ao Website, à equipe do Colégio Estadual Jandira Ponciano dos Passos propõe a criação de um portal focado no tema educação profissional e entre outras, a criação de situações de ensino-aprendizagem mais ricas e que incorporem o uso da web na prática pedagógica.

O portal utiliza-se de ideias da web 2.0 para prover ferramentas e informações aos professores e alunos para que possam ter uma participação ativa no desenvolvimento de atividades em diversas áreas de conhecimento. Espera-se deles, portanto uma participação como produtores (autores) de conhecimento e não apenas como consumidores de informações preparadas por outros.

A ideia é, portanto, criar um Website (Site) em torno do tema: Colégio Jandira. Este Website terá então à sua disposição e poderá contribuir com materiais (modelos e simulações, propostas de atividades didáticas, texto acadêmicos, vídeos, notícias, curiosidades, etc.) que poderão ser utilizados de diferentes formas em situações de ensino e aprendizagem.

Assim, por exemplo, um professor que pensa em desenvolver uma atividade didática pode utilizar um modelo e simulação sobre o tópico já disponível no portal e, intencionando motivar os seus alunos para discutir e trabalhar com o modelo, agregar vídeos ou documentários que ele (a) mesmo encontrou na web. Pode ainda, após a atividade inicial em sala/laboratório, criar um fórum para que a turma (ou subgrupos da turma) continue debatendo, na web, aspectos específicos do problema e então vir a contribuir com o refinamento do modelo trabalhado em sala.

Tal material, depois de utilizado em sala de aula, pode então ser disponibilizado no portal como uma nova atividade didática, onde outros professores e alunos poderão utilizá-lo nos seus cursos e trabalhos.

A partir dessa visão de colaboração e comunidades virtuais na web imaginamos que os principais componentes que farão parte do portal e que estarão disponíveis para todos que fazem parte da comunidade são:

• Um espaço didático onde poderão ser postados experiências e exemplos de atividades pedagógicas;
  • Um Site aberto para que professores e alunos possam postar informações relevantes (link de notícias, vídeos, eventos, opiniões, etc.);